quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Bled


Está na dúvida se inclui Bled no seu roteiro? Sai dessa!
Se estiver muito frio, pega um casaco e vai.

Se estiver chovendo, arruma um guarda-chuva e vai.

Se estiver muito calor, pega um biquíni (ou sunga) e vai!

Bled é uma cidade encantadora a Noroeste da Eslovênia, e tem um lago e um castelo de mesmo nome.

Quando se pesquisa sobre o país, esta é a primeira imagem que aparece:


Ilha de Bled vista do Castelo



Castelo de Bled visto da beira do Lago


Eu tinha conhecido no dia anterior um brasileiro, o Filipe Rangel, e o convidei pra ir comigo. Pegamos um ônibus em Liubliana e em 1h10m de paisagens belíssimas, estávamos lá.

Chegando na cidade, a sinalização não é lá muito boa, e algumas das placas não se preocupam em falar inglês, e como eu ainda não aprendi a falar esloveno, ler a placa não ajudava em nada! Demos voltas e voltas e incorporamos uma coreana à nossa dupla de perdidos. Éramos agora um trio de perdidos! Demoramos pra nos situar, mas quando entendemos que GRAD significa Castelo, seguimos as placas e chegamos.

Só depois de entender que GRAD é Castelo é que encontramos essa placa!




Subimos pela escada até o Castelo e perdemos o fôlego com a vista que se tem de lá de cima!



O Castelo de Bled é um monumento cultural a 638m de altura incrustado numa rocha que emerge ao lado do Lago. Seus primórdios datam do ano 1011 d.C., mas a sua configuração atual vem do séc. 16.

Dentro do Castelo, além da vista impressionante e imponente que se tem do lago e arredores - inclusive os Alpes Julianos -, há um complexo formado, dentre outras, coisas, por um Museu, onde se vislumbra um pouco da história do local (que remonta à pré-história), uma loja de souvenirs, restaurante com vista panorâmica e uma galeria onde se encontra uma réplica da máquina de Gutemberg, onde o próprio imprime "diplomas" com o nome e a imagem que você escolher em papel feito manualmente. Custa € 8 e eu consegui resistir à tentação de gastar essa grana!




No restaurante maravilhoso de vista panorâmica, tomamos um café e comi a famosa Torta de Creme de Bled - Kremšnite Bled, deliciosa tradição local.

O mais interessante do Castelo é que há toda uma caracterização pra gente se sentir na idade média, com adornos característicos da época. Impossível não se transportar para outros tempos - a não ser que o local esteja cheio de turistas chineses, que são descarregados em bandos de ônibus lotados, como foi o caso do dia em que estávamos lá.







Depois do café, meus companheiros foram embora e eu fiquei pra ver outras coisas. Depois desci pelo caminho dos carros, tendo vistas muito legais do castelo cada vez que esticava o pescoço pra procurá-lo. Mas se você vai pegar o ônibus de volta, desça pela escada mesmo, porque fica mais perto da estação.



Como não sou o tipo de viajante se contenta em olhar e ir embora, fiquei em Bled por duas noites. As opções de hostels e hotéis e é muito grande e a dica é ficar perto do lago. Eu fiquei em um do outro lado da ladeira e me arrependi um pouquinho, embora o pessoal do George Best seja muito gentil e eficiente.

Na primeira noite, saí debaixo de chuva à procura de um restaurante, e encontrei vários abertos, portanto não se preocupe, você não vai passar fome em Bled - só não sei como é no inverno...

A vista do castelo iluminado a noite é muito bonita, bem como o reflexo das luzes na água. Dar uma voltinha por ali vale muito a pena, e a minha sorte foi ter ficado duas noites pra poder curtir bastante o clima romântico da cidade. Tudo bem, eu estava sozinha, e isso não chega a ser romântico, mas fazer o quê? A cidade de Bled é muito charmosa, e andar por ali é sempre muito agradável. 

Pra curtir bem o lugar, a dica é alugar uma bike, que custa cerca de € 12/dia, ou € 6 /3 horas. Eu aluguei duas vezes por 3 horas, primeiro pra ir pra Vintgar, um lugar ma-ra-vi-lho-so que vou fazer uma postagem especial e posto o link aqui.

A segunda vez foi para dar uma volta ao Lago, um passeio de 6km que pode durar 30 minutos ou, no meu caso, duas horas, porque as paisagens são des-lum-bran-tes e eu não consegui andar mais do que 500 metros sem parar pra contemplar, tirar fotos... e chorar um pouquinho de tanta emoção!

Veja um vídeo curtinho sobre essa volta.





O visual é realmente estonteante, e em uma volta completa se pode avistar a ilha, o castelo, os Alpes por diversos ângulos e em diversos agrupamentos visuais, o que possibilita uma múltipla percepção daquela grandiosidade de paisagem.
E pensar que tem gente (vi muitos muitos chineses, principalmente!) que passa correndo, 40 segundos, tira foto e vai embora. Que tipo de relação é essa? O que a pessoa leva pra vida de toda essa experiência?
Realmente, isso não me pertence, mas...

Bem, outra coisa muito interessante que se pode fazer é ir até a ilha que fica no meio do lago - a única ilha natural do país e há quem diga que é considerada a mais bonita do mundo. Apesar de ter ficado lá 2 dias, não fui até lá. Mas sei que de lá se te uma vista maravilhosa. Há 800 anos, havia um pequeno santuário dedicado à deusa Giva, a deusa pagã considerada a deusa da Vida. Depois ela foi transformada numa igreja católica e dessa forma ela existe desde o século 16.
É possível chegar lá de barco sem motor (uma lei protege o lago de qualquer poluição e vou confessar uma invejinha: ah, vontade de ter lei assim no Brasil inteiro!), e você pode alugar um barco para um passeio romântico ou entre amigos (€15), ou pode se juntar a uma embarcação genérica e esperar formar um grupo para ir.

Sítios Arqueológicos
Bled tem muitos sítios arqueológicos, vale a pena conhecer melhor essa história (vou ficar te devendo!).




Como chegar
Eu fui de ônibus porque o ponto final dele é bem pertinho do Lago, ao contrário do trem que para mais longe. A viagem vindo de Ljubljana dura cerca de 1 hora e nem preciso dizer que passa por paisagens incríveis, né. A passagem custa € 7,80.

Nenhum comentário:

Postar um comentário